terça-feira, 31 de outubro de 2017

Registro: 1º Fórum sobre Ciência Espírita do Estado do Espírito Santo




 1º Fórum de Ciência Espírita do Estado do Espírito Santo*

Na tarde do dia 28/10/17, a Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES) realizou o seu 1º Fórum de Ciência Espírita, reunindo cerca de 130 pessoas no auditório do Hospital da Polícia Militar localizado na cidade de Vitória.
Após as boas-vindas e palavras iniciais proferidas por Dalva Souza, presidente da FEEES, os três expositores convidados apresentaram aspectos fundamentais da relação entre Espiritismo e Ciência, oferecendo esclarecimentos e provocando reflexões a um atento público formado por dirigentes e colaboradores de casas espíritas da região.
Marco Milani, professor universitário e diretor do departamento do Livro e Doutrina da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, destacou o papel fundamental que a Ciência possui na estrutura e no dinamismo do corpo teórico espírita e pontuou a excelência metodológica de Kardec nesse sentido. Ao discorrer sobre a produção e validação do conhecimento científico em contraste com informações baseadas em opiniões e juízo de valor, Milani alertou sobre o problema de se abraçar informações que contradizem os ensinamentos dos Espíritos apresentados nas obras de Kardec apenas por confiar cegamente no médium e sem qualquer evidenciação objetiva.
O segundo a se apresentar foi o médico Paulo Batistuta, diretor científico-acadêmico da Associação Médico Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES), o qual elencou trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais que envolviam a relação entre saúde e espiritualidade. Batistuta sinalizou interessantes perspectivas para a pesquisa médica aproximando-se cada vez mais com a realidade espiritual.
Carlos Loeffler, professor universitário e pesquisador na FEEES, destacou a importância de se conhecer trabalhos de investigação científica desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento que tratem da temática espiritualista em geral, pois podem oferecer contribuições significativas ao pesquisador espírita. Nesse sentido, Carlos nomeou famosos pensadores que influenciaram diferentes gerações com suas propostas inovadoras e que também ofereceram elementos teóricos para abordagens espiritualistas.
Após as três apresentações, o público pôde interagir e aprofundar os tópicos tratados com perguntas e comentários aos palestrantes.
Na segunda parte do evento, representantes de grupos espíritas de pesquisa apresentaram um resumo dos estudos realizados e seus principais produtos.
Raphael Carneiro, Coordenador do Núcleo de Pesquisas Espíritas da FEEES e um dos idealizadores do evento, resumiu a proposta da própria entidade federativa em criar um núcleo dedicado à pesquisa e enfatizou a relevância desta iniciativa ao movimento espírita. Raphael lembrou o intenso trabalho desenvolvido por Lamartine Palhano Jr. e sua contribuição ao Espiritismo, deixando dezenas de livros para estudos e, principalmente, por sua postura investigativa séria e fundamentada.
Walace Neves, integrante do Grupo de Pesquisa Lampejo, da Comunidade Espírita Esperança, descreveu as atividades de pesquisa relacionadas à atividade mediúnica e aos efeitos da terapia fluídica. Nessas investigações, voluntários participaram do projeto como sujeitos a serem analisados e tiveram suas impressões e relatos registrados para posterior avaliação.
Raimundo Luiz dos Santos, integrante da AMEEES e coordenador do Grupo de Estudos do Ectoplasma, descreveu a proposta de pesquisa desse grupo, o qual se serve de um referencial espiritualista para embasar suas investigações voltadas à área da saúde.
Após as apresentações, coube a Raphael Carneiro as palavras de encerramento do evento.
As impressões gerais do público presente foram de plena satisfação e com expectativas para o 2º Fórum, o qual deverá ser realizado anualmente, conforme os organizadores do evento.




* Informações fornecidas pela equipe da FEES e de convidados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário