terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vós sois deuses?



Será que Jesus disse mesmo
“Vós sois deuses, podeis fazer tudo o que faço e muito mais”?

Marco Milani


     Eventualmente, ouvimos algumas pessoas afirmarem que Jesus teria dito a frase “vós sois deuses” e outros, ainda, complementam com “...podeis fazer tudo o que faço e muito mais”, em uma tentativa de se realçar a potencialidade do ser humano.
     Para verificarmos se há registros de que ele usou mesmo essas expressões, precisamos consultar o Novo Testamento.
     Conta-nos o evangelista João que, em determinada ocasião, Jesus estava sendo ameaçado de ser apedrejado por blasfêmia, pois Jesus havia dito que ele e o Pai eram um (João 10:30-33). Então Jesus confrontou os seus acusadores (João 10:34) perguntando o que estava escrito na lei judaica e citou o Salmo 82:6, no qual consta “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”, destacando-se o “vós sois deuses”.
     Depois, Jesus argumentou que se a lei chamou de deuses todos aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida e que a Escritura não poderia ser anulada (logo os judeus que o estavam acusando não poderiam contrariá-la), por que aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo estaria blasfemando por dizer que era filho de Deus? (João 10:36).
     Assim, a expressão “vós sois deuses” é do Salmo 82, presente no Antigo Testamento, e Jesus, conhecedor da lei judaica, utiliza-a para fundamentar os seus argumentos de que não havia blasfêmia alguma em afirmar que ele e o Pai eram um e que ele era filho de Deus.
     Outra expressão atribuída a Jesus é “podeis fazer tudo o que faço e muito mais...”. Literalmente, essa frase não está registrada, mas há uma passagem com significado muito próximo em João 14:12, onde se lê “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas...”. Dessa maneira, Jesus apontava a capacidade de realização de obras mediante a crença e confiança nele e em seu exemplo.
     Analisando o contexto das passagens comentadas, verifica-se que não há registros históricos de que Jesus tenha dito a frase “vós sois deuses, podeis fazer tudo o que faço e muito mais” nem no sentido como alguns pretendem dar a entender, objetivando ressaltar a grandiosidade, imortalidade ou capacidade do homem, única e simplesmente.
     Isso não quer dizer, entretanto, que não se deva reconhecer a potencialidade de cada um de nós para trilharmos nosso caminho evolutivo e nos realizarmos como espíritos puros, assim como esclarecido pelo Espiritismo. Porém, não devemos inventar frases com novos significados e atribuí-las a Jesus para adequar discursos e suposições. Esse alerta serve para qualquer adepto, principalmente aos expositores, para não reproduzirem passagens do Novo ou Antigo Testamento ou frases de efeito sem a devida confirmação da fonte e da interpretação adequada.   

8 comentários:

  1. A leitura de frases ou paragrafos isolados nem sempre (quase nunca?) mostram o todo. Local, contexto, costumes, situação, bom senso e muito mais precisam se somar para uma correta análise. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Tratamos do assunto na edição n. 115, de 12 de julho de 2009, como os interessados podem ver clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano3/115/oespiritismoresponde.html
    A conclusão é idêntica à formulada por Marco Milani.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo alerta, Marco. É bem comum essa situação de assumirmos como correto o que ouvimos em palestras e aulas, sem verificarmos a fonte, hábito que todo estudioso do Espiritismo deveria ter, em especial o que possui curso superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um teólogo já havia me dito isso e eu cheguei a questionar na aula, mas me disseram que cada um tem uma interpretação e eu não prossegui com a discussão.

      Excluir
  4. Choveu no molhado. Diante de seu conhecimento lhe pergunto: Somos ou não somos potencialmente Deuses? Somos ou não somos todos um, uma consciência única?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick. Sob a perspectiva espírita, não somos deuses como assim o é Deus, pois ele é único e eterno (incriado). Nós formos criados por Deus e chegaremos no grau máximo de que somos suscetíveis, caracterizado como pureza espiritual. Também não somos uma "conscência única", pois isso equivale ao panteísmo e, diferentemente, mantemos a individualidade e não nos confundimos em nenhum momento.

      Excluir
  5. Muito boa resposta ao Rick.Mas voltando ao texto repetido no meio espírita, acho que é porque é bonito e fácil de repetir. E , como as pessoas não buscam pesquisar, saem repetindo por aí

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão e esclarecimento! Obrigado.

    ResponderExcluir