terça-feira, 4 de junho de 2013

O império Não-espírita de Zíbia Gasparetto



Reportagem da Revista Isto É sobre Zíbia Gasparetto (Ed. nº 2.272 - 03/06/13)

por Marco Milani

          A edição nº 2.272 da Revista Isto É tem como chamada de capa: “O Império Espírita de Zíbia Gasparetto”. Em que pese o forte apelo para atrair leitores simpatizantes e contraditores do Espiritismo, a chamada induz à associação dos interesses financeiros da referida escritora à exploração comercial da crença espírita.
            Inicialmente destacando o sucesso mercadológico de Zíbia Gasparetto e o luxo de seu escritório no qual o repórter João Loes foi recebido, a matéria comenta a trajetória da psicógrafa, desde o início de suas experiências mediúnicas até a fundação do rentável negócio editorial mantido por ela e sua família.
          A reportagem destaca a declaração da escritora de que não segue mais o Espiritismo, pois a mesma optou por trilhar caminhos que seriam incompatíveis com os princípios espíritas. Segundo a entrevistada, ela preferiu ter mais liberdade para agir e afirma não ter qualquer problema em receber os direitos autorais das obras psicografadas. “Não há problema em se ganhar dinheiro com a mediunidade”, diz ela. Em determinando momento da entrevista, Zíbia Gasparetto afirma, despudoradamente, que “Chico Xavier abriu mão dos direitos dos livros dele, mas uma vez chorou para mim, arrependido do que tinha feito”.
          O texto é finalizado com a perspectiva de expansão dos negócios da família Gasparetto no nicho espiritualista, mencionando a abertura de novas frentes comerciais no rádio e televisão para constituir o império que a chamada de capa da revista erroneamente rotulou de espírita, pois se trata de um negócio privado construído sobre bases bem materiais.
          O primeiro aspecto que deve ser criticado nessa reportagem é a conduta distorcida do responsável pela revista. Uma vez que na própria reportagem a entrevistada não se declara espírita, a Revista Isto É, portanto, comete dolo intencional ao usar o termo “espírita” em sua chamada de capa. A deplorável decisão do editor desse periódico pode induzir o leitor a associar o enriquecimento da mencionada escritora ao Espiritismo, fato esse que desvirtua o preceito espírita de não se cobrar pela atividade mediúnica. Ora, Sr. Editor, até que ponto as supostas vendas adicionais da revista compensam um ato de mau jornalismo?
          O segundo aspecto a ser mencionado é a infeliz afirmação de Zíbia Gasparetto de que o médium Chico Xavier teria se arrependido de ter cedido integralmente os direitos autorais de seus livros. Ora Dª Gasparetto, será que a sua consciência está pesando por saber das consequências do apego à riqueza transitória e sua afirmação sobre Chico é uma tentativa de atenuar esse peso? Desde quando um homem que deu provas durante toda a sua vida de desinteresse material passou a reclamar sobre a situação financeira? Carece de fundamentação e lógica essa sua afirmação.
          E o terceiro e último aspecto que merece ser mencionado é até favorável à Zíbia Gasparetto. Deve-se reconhecer que a mesma foi coerente ao não mais se afirmar adepta da Doutrina Espírita. Que bom seria se todas as pessoas descontentes com o Espiritismo simplesmente parassem de se autodenominar espíritas e assumissem outras linhas espiritualistas. Seria mais racional e elas parariam de gerar modismos e celeumas para tentar adequar a doutrina às próprias convicções. 

26 comentários:

  1. olha dizem q o pior cego é aquele q não quer ver..não defendendo a escritora ou seja lá quem for mas será que mesmo jornalista escreveria pra a revista q ele menciona de graça sem levar algo em troca...mas conheço muitos que se puderem distorcer a doutrina espírita eles pintam e bordam atacando as pessoas que acreditam nessa doutrina e continuo gostando da escritora, como leio de outros também...

    ResponderExcluir
  2. mas não creio que terei que postar tudo de novo.....

    ResponderExcluir
  3. Esta aproveitadora tem que lavar a boca antes de mencionar o nome de Chico Xavier. Nunca gostei desta senhora.detesto as estorninhos espiritas dela. Nem acredito que sejam por mediunidade que ela escrevia.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que algumas publicações se preocupam mais em vender do que com a verdade da notícia. E assim vai caminhando o povo brasileiro, recebendo informações distorcidas, como se fossem verdadeiras.

    ResponderExcluir
  5. estou chocada com a zibia, tinha tremenda admiração pelo seu trabalho mas agora....

    ResponderExcluir
  6. Realmente é constrangedor essa matéria, nem deveria tocar no nome do Chico Xavier que foi exemplo de humildade a vida toda...vcs já viram a mansão do Luiz Antonio Gasparetto? é impressionante a ambição dessa gente... ainda bem que falou que não segue mais o espiritismo, pq dá até vergonha pra gente... acho que tem medo de ter que usar a fortuna e distribuir aos carentes...

    ResponderExcluir
  7. A muito tempo que quando alguém me pede referências sobre os livros da Zibia, como fonte de estudos da Doutrina, sou taxativo e digo: "ela não é Espírita." Não, não é falta de caridade, como alguns poderiam pensar. Falta de caridade é eu me omitir perante aos neófitos da doutrina, e incentivar a propagação de idéias pessoais como postulados espíritas. "Observe os frutos e conhecerás a árvore."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns,Carlos,por sua postura,nunca tive essa coragem,mas de agora em diante farei o mesmo,no centro onde trabalho já haviam falado dessa senhora,disseram que quando Chico ainda vivia aqui entre nós,ele chamou a ela e ao seu filho e pediu,muito educadamente,como era de seu feitio,que eles reformulassem a sua maneira de viver e de passar o conceito de espiritismo,que alguns livros ecritos por ela,inclusive,diziam coisas que não condiziam com os ensinamentos de Cristo e nem de Kardec.Isso aconteceu já há muitos anos antes de sua passagem,mas,parece que o pedido de Chico não foi levado em consideração,o que achei mais lamentável foi ela dizer o que disse de Chico,dele ter se arrependido do que fez,Deus tenha piedade dessa alma,pois jesus disse Dar de graça o que de graça receberes.Mas,sinceramente,já nem creio que seus livros sejam psicografados,pelo menos não por espíritos que se encontrem na luz.Abraços.

      Excluir
  8. Tanto Ela como o filho, já perderam o dom e o fundamento espirita à muito tempo, só não ponham as Atitudes e palavras dela e seus Familíares como palavras de Chico Xavier esse sim representa a verdadeira doutrina Espirita "Caridade e Humildade".

    ResponderExcluir
  9. Ridícula a chamada da revista já que essa Senhora não deve mais ser considerada espírita.
    Ela deveria associar aos tantos Edir Macedo da vida!

    ResponderExcluir
  10. Artigo muito bem escrito. Há muito a família Gasparetto já não é adepta à doutrina espírita. E falar de Chico, que em vida carnal nos deu todas as demonstrações de doação, é no mínimo uma falta de respeito, já que ele não está mais entre nós para se defender.

    ResponderExcluir
  11. Conheço pouco da DOUTRINA e o pouco que conheço só me trouxe verdades e alegrias... Passei um bom tempo buscando de forma indireta algo que me explicaria certos questionamentos e lendo algumas coisas de Chico,assistindo palestras da Mayse Braga e Divaldo Franco me faz dizer que estou no caminho certo, quanto Zíbia, nunca me trouxe algo que fosse de fora pra dentro como referencia de verdades... Não julgo e também não me reporto as suas decisões... Deus é único e isso basta. Buscar aprender sobre caridade me faz ser melhor e muito me agrada...

    Elias Amorim

    ResponderExcluir
  12. Creio ser descaridoso mencionar inverdades ou seja citar o nome de um ser como "CHICO XAVIER"....Desnecessário se faz qualquer defesa, face a vida daquele OLOFOTE DE LUZ que por sí só já diz tudo. A Sra. Zíbia Gasparetto tem ciência da lei natural - o plantio é opcional mas a colheita é obrigatória. Auferir vantagens seja de que forma for através da mediunidade gera o presente os futuros. Portanto, por esta critura Sra. Gasparetto, OREMOS a rogar a misericórdia do nosso PAI MAIOR. Carinhoso abraço luz para todos. NIedma Grangeiro (Fortaleza-CE)niedmagrangeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. O problema de uma psicográfica cobrar os direitos autorais implica em que os verdadeiros escritores é que estão sendo passados para traz. Ou seja, eles escrevem, mas é o médium é que está recebendo os méritos pela obra. Via de regra, os verdadeiros escritores se afastam e o médium passa a dar vazão às entidades não tão esclarecidas. A qualidade do ensinamento cai e aqueles que lutam para denegrir a mensagem do nosso mestre maior acabam atingindo, mesmo que parcialmente, seus objetivos.

    ResponderExcluir
  14. Zíbia fez bem ao declarar-se apenas médium e não mais espírita. Fez mal ao incluir Chico Xavier em suas declarações. Depois que Chico voltou aos Planos Espirituais tornou-se moda o "Chico disse..."
    José Passini

    ResponderExcluir
  15. A VERDADE É, QUE ESTAMOS DENTRO DE UM SISTEMA ESPIRITUAL,EM QUE AS TREVAS NAO DESCANÇA, E CADA VEZ MAIS,COM SUAS TRAMAS "SUTIS" CONSEGUE UMA VITORIA,NAQUELES QUE DEIXAN-SE LEVAR PELA FASCINAÇAO E SEDE DE PODER,DESVIANDO POR COMPLETO DA VEDADEIRA DOUTRINA ESPIRITA, ,QUE DEUS EM SUA INFINITA MISERICORDIA TENHA PIEDADE DA SENHORA ZIBIA GASPARETTO ,PELO CAMINHO QUE ESCOLHEU PARA SI."DIONISIO DE CASTRO"

    ResponderExcluir
  16. Os caminhos das verdades de Deus e Cristo não são baseados na historia do homem em sua origen imperfeita, mas cada ser humano tem em sí o direito de realizar as suas vontades.
    A minha verdade é única, ela como tantos outros seres, usam e abusam de seus dons e fazem o melhor, mesmo dentro da consciência de cada um...mas terá q acertar as contas um dia é ai q doe muito....Lamento!!!
    Wilson Alves

    ResponderExcluir
  17. Concordo e parabenizo o Marco Milani, pois "SE e somente SE o Chico realmente disse ter se arrependido de ter cedido os direitos autorais", pelo que conhecemos do maior brasileiro de todos os tempos, não seria para benefício próprio e sim, quem sabe, porque ele gostaria de repartir os direitos com mais instituições espíritas beneficentes...

    ResponderExcluir
  18. Olha, no meu ver, pegaram a D. Zíbia como bode espiatório, pois o que mais se encontra por aí são obras psicografadas por vários escritores.Se o problema é esse, então todos os grandes nomes espíritas que escreveram obras também podem ter logrado alguém. O próprio Kardec escreveu várias obras, assim como André Luís e vários outros e pergunto a todos: Se eles não tivessem deixado obras escritas, nada saberíamos sobre o espiritismo e se todos nós vivemos várias vidas, por que não existiriam as histórias e os romances? Se ela realmente saiu da religião para fazer de suas obras um negócio, tudo bem. Leio tudo que ela e a escritora Mônica escrevem e são histórias realmente lindas. Leitores, pelos princípios educacionais desta senhora, não creio que ela tenha falado do Chico Xavier conforme este jornalista escreveu, pois a imprensa quando quer escrachar com alguém, eles sabem muito bem como agir e é por isso que detesto esta profissão que sobrevive muito por causa da mídia.

    ResponderExcluir
  19. De início ninguém deve se surpreender com matérias jornalísticas tendenciosas, pois além de publicar existe uma forte tendência de atrair a atenção do leitor-consumidor. Aquele toque comercial da coisa.
    Existem frases e mensagens de Zibia Gasparetto que são essencialmente espíritas e o fato dela ter deixado o Movimento não muda isto. Até na dissidência há muita coisa boa para se aproveitar e reverberar. Tomemos cuidado para não sermos os inquisidores conceituais e jogarmos na fogueira textos de qualidade. Deixem o Index Librorum Prohibitorum para "eles."
    Ao contrário de outros também não "excomungamos" ninguém e no caso de Zibia ela saiu em busca de seu horizonte mais azul, então isso também faz parte do aprendizado de uma jornada longa com erros e acertos. No dia de prestar contas todos seremos cobrados por nossas falhas e inércia em muitas situações, mas em momento algum nossos acertos serão minimizados ou desconsiderados, pois são nossos advogados em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  20. O fato de Zibia ganhar dinheiro com os livros que escreve,e ter um império não tem se ser negativo. Pois o negocio ao crescer mais e mais esta a gerar emprego, a levar conceitos espiritualistas a cada vez mais pessoas, que de outra forma não teriam esse conhecimento. Nem o espiritismo nem ninguém neste mundo é dono da verdade todo estamos a aprender. Alguém pode garantir que Zibia e os filhos não sejam uns optimos patróes que até pagem aos empregados a cima da media, e que usem também o dinheiro que ganham para ajuadr pessoas. As pessoas deviam de ter cuidado antes de criticar e falar mal, pois isso é facil,fazer melhor é que já é diferente

    ResponderExcluir
  21. Caros confrades espíritas, considero necessário fazer umas colocações.
    Pela lei, o autor de um livro é quem o escreve. Neste caso é o tal médium, pois não se prevê nada com relação a espíritos. Nem poderia. A rigor, qualquer livro psicografado é um PASTICHE perante a lei. Se o médium receberá sua parte em direitos autorais, ISSO NÃO É NENHUM DEMÉRITO. É um direito. Não lembro onde, mas um espírito autor teria sido consultado sobre o fato de o médium receber pelo livro por ele ditado. Sua resposta foi mais ou menos assim: E qual o problema? Eu não posso receber pelo que escrevi através dele, então que ele o receba!
    Por si só, isso não traz prejuízo algum ao médium e à mediunidade. Traria prejuízo sim, se o orgulho lhe subisse à cabeça e se achasse melhor do que os outros.

    Quanto à questão do Chico Xavier haver se arrependido de ter doado seus direitos ISSO É VERDADE! Só que do jeito relatado na reportagem, passa-se a impressão que o arrependimento do Chico foi por razões financeira. Nada a ver. O que aconteceu foi o seguinte:

    No início de 1969, um grupo de editores americanos procuraram o Chico, solicitando sua autorização para que suas obras fossem traduzidas e publicadas nos EUA. Chico ficou exultante, feliz da vida mesmo. Disse que da parte dele não teria problema e até deixou os visitantes impressionados ao psicografar uma mensagem em inglês. Só que havia um problema: ele não era mais o titular de diversas obras, pois doara integralmente os direitos à FEB. Eles teriam, portanto, de solicitar permissão a ela para fazerem o que pretendiam.

    Então eles foram ao Rio de Janeiro, onde funcionava a FEB até então, apresentando seus projetos de tradução e edição nos EUA e solicitando autorização para tanto... Porém, NÃO FOI DADA AUTORIZAÇÃO. Inventaram argumentos de que as traduções poderiam sair distorcidas e isso prejudicaria muito o Espiritismo, etc e tal. Os editores propuseram que as traduções fossem feitas por tradutores juramentados e, antes de irem ao prelo, seriam submetidas à avaliação da FEB, etc e tal... Deram o maior chá de pé nos americanos (nem lhes deram cadeiras pra sentarem), largados ao sol e decisão final: sem autorização e sem mais conversas. Voltaram de mãos abanando.

    Quando o Chico soube disso, teve um piripaque, xingou mãe de alguém, cuspiu fogo e enxofre, ligou pra FEB para saber o que houve, mas não havia ninguém disponível para explicar o que houve... ESSE FOI O MOTIVO DO ARREPENDIMENTO DO CHICO EM DOAR A TITULARIDADE DE SUAS OBRAS.

    Tempos depois, quando a FEB notou que Chico não lhe dava mais bola e nem retorno, aí um dos vice-presidentes foi até lá explicar-lhe o ocorrido. Discorreu uma conversa oca, falando que os americanos só queriam lucrar em cima e não repartir os lucros para a divulgação do Espiritismo e vai e vem conversa fiada, que no final Chico interrompeu:
    _ Uai! Eu doei meus livros de graça para FEB! Por que não podia fazer o mesmo para os americanos?

    Depois disso, Chico NUNCA MAIS mandou livro nenhum pra FEB. Só saíram dois que já estavam no prelo. Podem notar que, fora esses dois, após 1969 não há mais nenhum livro dele editado pela FEB. Depois disso, só saíram reimpressões e mensagens.

    É isso.

    ResponderExcluir